O termo Arte, proposto pela LDB, não se refere apenas ao ensino de Artes Plásticas, mas propões que cada linguagem artística (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) seja validada como uma área de conhecimento.
O Colégio Gregor Mendel propõe trabalhar a Arte na Educação Fundamental II como um processo e um produto artístico-educativo, adequando-a às necessidades do estudante e em conexão com seu contexto sociocultural. Assim, o “fazer”, o “apreciar” e o “contextualizar” a arte são os alicerces principais da nossa proposta, a qual se encontra em consonância com os PCN.
Propomos que o estudante tenha a possibilidade de vivenciar o ensino da Arte como uma produção social concreta, que tem história, de modo a estimular a percepção das semelhanças e diferenças entre as culturas. Ou seja, o ensino da arte deve propiciar ao estudante a apreensão da diversidade de repertório que se tem em Arte, seja a nível local, nacional ou internacional.
Assim, a proposta do estudo da Arte permitirá que os estudantes não somente expressem-se através da Arte, mas, também, conheçam seus elementos, meios expressivos e sua história, desenvolvam suas potencialidades e apreciem a arte, contribuindo, então, para a construção de um conhecimento significativo em arte e a formação de seres humanos críticos, criadores e transformadores de sua realidade no exercício da cidadania.